Não importa a idade que as crianças tenham. Elas necessitam de elogio e ânimo para que se sintam bem com elas mesmas e para que sua autoestima e sua confiança aumentem notavelmente.

Para que as crianças sintam como o seu esforço está sendo recompensado, elas necessitarão sentir um incentivo e assim a motivação aparecerá facilmente. Esse incentivo não tem que ser necessariamente algo material, já que os elogios e a boa vontade são mais do que suficientes para incentivar o bom comportamento.

5-conselhos-para-incentivar-esforo-crianas_A

As crianças devem aprender a se esforçar em qualquer tarefa. Devem entender tudo de bom que o esforço oferece, saborear os desafios e entender o valor da persistência. Infelizmente muitos pais vêem que seus meninos e meninas evitam o esforço e se queixam por qualquer coisa que fazem. Para evitar que as crianças se queixem por qualquer coisa que façam é necessário incentivar o esforço. Como? Com os seguintes conselhos:

1. Elogie o comportamento

Quando se elogia o comportamento e se diz a uma criança o que gosta nela, ela poderá saber o que se espera exatamente da sua atitude e, além disso, se sentirá bem consigo mesma. Será necessário elogiar de forma descritiva, ou seja, dizer-lhe o que você gosta realmente, por exemplo: ‘Eu gostei muito que você recolheu seus brinquedos depois de brincar com eles’. Dessa forma aumentará sua autoestima e ela saberá qual é o bom comportamento.

2. Dê-lhe o tempo que necessite

Para que as crianças resolvam os problemas elas necessitam de tempo. Não queira que elas façam as coisas mais rápido do que podem só porque você está com pressa.

3. Ajude-a no princípio

Ninguém nasce sabendo e a crianças necessita de um guia de aprendizado para não se sentir frustrada diante das coisas. Quando estiver realizando alguma tarefa é necessário que os pais ajudem os seus filhos para saber o que eles devem fazer e que, pouco a pouco vá retirando sua ajuda e eles acabem fazendo as coisas por si mesmos.

4. Não dê ordens, dê sugestões

As sugestões ajudarão as crianças a se esforçarem. Por outro lado, se você só dá ordens elas resistirão em realizar as tarefas. É melhor também que em ocasiões os pais dêem alternativas para que sejam capazes de escolher a melhor opção para se esforçar. Por exemplo, os pais podem dizer aos filhos algo como: Você necessita de ajuda para fazer os deveres da escola ou pode fazer por você mesmo? E isso terá uma melhor resposta se você dissesse: ‘Vá fazer os deveres já porque se não fizer não irá brincar’.

5. Mantenha expectativas razoáveis

As crianças de forma inata querem agradar aos seus pais, mas você deve ser paciente e ter expectativas razoáveis que reflitam a capacidade real das crianças e talvez um pouco mais, mas não em demasia. Para que os pequenos se sintam motivados e se esforcem eles deverão conseguir alcançar o que propuseram a eles.

María José Roldán

Mestre em Educação Especial (Pedagogia Terapêutica)

Psicopedagoga

 

Fonte: Guia Infatil